Projeto Velame

Sobre o Velame

O Velame nasceu em 2013, fruto da parceria estratégica entre o Instituto Asas e a Outward Bound Brasil. Para quem gosta e entende de navegação sabe que Velame é o conjunto de velas de uma embarcação, que impulsiona o barco rumo ao mar aberto, e cabe a quem o orienta movê-lo para o seu destino.

A partir daí nasce o objetivo desse projeto: impulsionar jovens a se juntar e a colocar em ação suas ideias de transformação social. Mas, como se dá o desenvolvimento do Projeto? Ao longo de seis encontros esses jovens exploram temas como mapeamento da comunidade, mobilização de recursos, elaboração de projeto entre outros. Tudo regado com a metodologia experiencial, por meio de conversas, atividades e reflexões. Em seguida eles saem para uma Expedição Urbana pela cidade de São Paulo. Durante nove dias esses jovens deixam suas casas, amigos, famílias e partem para explorar a cidade.

Conhecem lugares antes desconhecidos, visitam museus, se conectam com empreendedores sociais, dormem em novos lugares, comem pelos espaços, andam a pé, de metrô, ônibus, trem e até de bicicleta. Ao final, acampam na natureza, aprendem a cozinhar juntos e dormem em barracas. Tudo isso vai permitindo que eles ampliem seus olhares sobre onde vivem, sobre as transformações sociais, sobre a diversidade e uma série de outras questões que vão encontrando pelo caminho. Desta forma esses jovens vão criando vínculos e descobrindo com quem e como irão colocar suas idéias de transformação social em prática. Ao terminarem a Expedição Urbana já se preparam para elaborar seus projetos e o colocar em andamento. Terão apoio financeiro e mentoria durante cinco meses, na qual prestarão contas do recurso recebido e serão orientados quando surgirem dúvidas ao longo dos meses de trabalho.

E assim a experiência desses jovens se finaliza em um grande encontro, onde mostram para os parceiros e envolvidos como foi essa trajetória e como seus projetos transformaram a sociedade. E, a partir daí, estão preparados para continuarem soprando seus ventos de transformação social.

 Para saber como foi o Velame em 2013 clique aqui!

Para conhecer mais sobre o Velame 2014 clique aqui!

Ficou interessado (a)? Quer participar também dessa aventura? Mande um e-mail para velame@obb.org.br e saiba como fazer parte desta experiência!

 

Curta a página do projeto e fique por dentro de tudo o que acontece no Velame!

 

CONTATO:

Mariana Moura
velame@obb.org.br
(11) 98405-7585

 

                  Realização