OS INSTRUTORES

Os instrutores da Outward Bound são criteriosamente selecionados e capacitados. Todos experientes na prática de esportes outdoor, muitos campeões em suas categorias.

São também educadores, pessoas com sensibilidade e formação para conduzir processos de desenvolvimento socioemocional de grupos e indivíduos. Além disso, possuem treinamento de primeiros socorros em áreas remotas e seguem protocolos de segurança internacionais  que garantem a qualidade das expedições Outward Bound no mundo todo.

CONHEÇA O NOSSO TIME DE INSTRUTORES

Alexandre Augusto

Formado em Geografia pela UFMG, atuou em projetos de educação indígena, educação ambiental, formação de professores e elaboração de livros didáticos. Após participar do curso de Formação de Educadores ao Ar Livre (FEAL) em 2004, decidiu reorientar o seu trabalho como educador procurando levar às escolas as possibilidades da educação experiencial. Atualmente é professor em escolas de Florianópolis.

Andreas Martin

Descobriu o montanhismo em 1993 e o praticou por dois anos antes de se mudar para terras germânicas. Lá se formou em biologia obtendo o grau de doutor e também estudou economia e educação física. Durante esse tempo desenvolveu principalmente a escalada esportiva e utilizava a bicicleta como seu principal meio de transporte, mas também praticou mergulho e snowboard. Retornou ao Brasil em 2009 e iniciou-se no caiaque oceânico e nas caminhadas de longo curso. Encontrou na educação experiencial ao ar livre o equilíbrio ideal entre aprendizado e aventura.

Antônio Calvo

As primeiras atividades de aventura foram na adolescência em um grupo escoteiro. Conheceu a OBB em seus primeiros trabalhos em corridas de aventura. Decidido a trabalhar como instrutor seguiu para o Canadá em 2004 onde participou do curso de formação de instrutores canoagem (Instructor Development Program Canoe) e no ano seguinte entrou para o time da OBB. Em 2008 voltou para mais uma temporada no Canadá participando de mais um curso de formação de instrutores, desta vez em montanhismo (Instructor Development Program Mountain) formando-se também como guia de montanha pela Association of Canadian Mountain Guides. Está de volta ao Brasil desde 2010 seguindo seus trabalhos na OBB.

Armando Galassini

Formado em Geografia pela Universidade de São Paulo, desenvolve trabalhos ligados a montanhismo, educação experiencial e treinamentos experienciais para empresas. É consultor técnico da OmniSports Equipamento para Montanha e Resgate, docente do curso de Guarda Parque do SENAC e guia instrutor de escalada. Como guia/montanhista trabalhou várias temporadas nos Andes Patagônicos e Peruanos, possui experiência em escaladas alpinas com ascensões em agulhas Patagônicas, Nevados Andinos e Escaladas em Gelo nos EUA.

Atila Rego-Monteiro

Atila iniciou a sua carreira de instrutor em 1992 pela NOLS e é especialista em caiaque oceânico, canoagem em águas brancas e primeiros socorros em áreas remotas. Já atuou no Alasca, no México, na Patagônia e na Amazônia brasileira. Ele adora observar a transformação dos participantes de um curso outdoor. Durante um curso ele procura ser um exemplo demonstrando valores de comprometimento e liderança e acredita que qualquer pessoa pode ser um líder efetivo se as oportunidades e as ferramentas corretas são dadas.

Daniel Maldaner

Consultor em processos de desenvolvimento de gestores, equipes, pessoas e organizações. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em dinâmica dos grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG), sendo titulado como “coordenador de grupos” pela SBDG. Formado como Coach pelo Erickson College International, certificado no MBTI® e mestrando em Engenharia de Produção na USP com projeto de pesquisa “Alternativa à Coordenação Hierárquica em Projetos Organizacionais de Operações de Serviços”. É professor da ESPM/SP no curso “Transformação em Gestão de Pessoas”. Com 16 anos de experiência em consultoria de desenvolvimento (ANCAR, LA MODA, ALUMAR) em programas de desenvolvimento de gestores (ANCAR IVANHOE, ALCOA, LA MODA, ASA E GRUPO GAIA), em processos de desenvolvimento de equipes (ANCAR, ALIZ, FAG/INA) e Coaching em mais de 60 empresas nacionais e multinacionais.

Esteban Ferrari

É mestre em Administração de Empresas pela FEA/USP, fez MBA na Fundação Dom Cabral, é especialista em Administração pela FGV-EAESP e Engenheiro pela Escola Politécnica da USP. Possui 16 anos de experiência profissional na área de Marketing em grandes empresas como General Motors do Brasil e Telefônica, onde liderou times multidisciplinares e participou do lançamento de diversos produtos e marcas de sucesso. Atualmente, dedica-se à carreira de coach independente e consultoria no mercado de desenvolvimento humano, com foco em coaching executivo e de carreira. É também professor dos cursos de pós-graduação e MBA da FGV-Management, da FIA/USP e da FECAP. Coautor do livro Desafios da Gestão de Carreira, editado pela Atlas.

Fabiana Pereira

Paulistana de alma caiçara, escolheu um lugar dentro da mata e perto do mar para chamar de casa. Já caminhou pelas trilhas da Administração de Empresas (FGV), no Bacharelado em Esporte (USP) e seguiu pelos caminhos de uma pós-graduação em Atividades e Esportes de Aventura (FMU). Em 2011 teve a oportunidade de explorar um novo caminho, em que juntou a Administração e o Esporte, atuando como gerente de projetos do Instituto Asas – iniciativa social da Red Bull Brasil, cuja missão era “dar asas para quem está mudando o mundo”. Hoje é instrutora da Outward Bound Brasil, empreende a MANA, organização interessada em pessoas, nas relações entre elas e no seu olhar para o mundo em que vivem e faz parte da equipe Watermen, facilitando processos de desenvolvimento humano em que o Oceano é seu grande aliado.

Fabio Raimo

É um apaixonado pela educação experiencial e nas melhoras que ela tras às pessoas, processos, grupos e organizações. Um dos pioneiros na educação experiencial ao ar livre no Brasil, ingressou na NOLS - National Outdoor Leadership School em 1998 onde trabalha como instrutor líder e staff trainer e foi peça chave na abertura e início da OBB. Atualmente sua atuação profissional se baseia em um “tripé de quatro pernas”: educação experiencial ao ar livre em expedições; programas de treinamento e desenvolvimento humano e organizacional; capacitação de líderes e guias de atividades ao ar livre; e em consultoria em Sistemas de Gestão de Segurança. É formado em Agronomia pela ESALQ/USP, instrutor de canoagem oceânica e de águas brancas da ACA (American Canoe Association) e instrutor de escalada em rocha da ACIA (Australian Climbing Instructor Association). As experiências desses trabalhos e momentos intensos em expedições sempre reforçam sua crença em que no centro de tudo está sempre a pessoa, e suas interações.

Fernando Aranha

Fernando foi jogador de basquete pelo Palmeiras, corredor de bicicleta entre os anos de 1992 e 1998, e atualmente pratica escalada em rocha. Tem formação em Guia de Turismo pela instituição SENAC, onde também faz parte do corpo docente no Curso de Guarda Parque. Atualmente desenvolve trabalhos com educação experiencial, treinamentos para empresas e também trabalha com Educação Ambiental para adolescentes.

Fernando Zara

Entre 1984 e 2001 participou dos principais campeonatos de ciclismo profissional, conquistando por duas vezes o Campeonato Brasileiro e três vezes o Campeonato Paulista. Montanhista e instrutor de escalada em rocha desde 1998. Teve participação no circuito nacional de corridas de aventura entre 1999 e 2006 como atleta e responsável pela parte vertical de provas da Brasil Wild. Completamente apaixonado por atividades ao ar livre, trabalha como instrutor Outward Bound em cursos formato expedição desde 2006 e acesso profissional em altura em locais de difícil acesso desde 2007.

Flavio Kunreuther

Administrador de empresas e professor de educação física, com mestrado sobre a educação ao ar livre, Flavio é praticante de montanhismo e canoagem há muitos anos, com várias experiências no Brasil e exterior. Viagens a remo, em canoas e caiaques, por rios e mares, são sua paixão e somam mais de seis mil quilômetros. Instrutor da American Canoe Association de 2008 a 2010, da ONG Leave No Trace e da escola Nols – National Outdoor Leadership School. Trabalha como instrutor da OBB desde sua implantação no Brasil.

Francisco Ramos

Educador experiencial ao ar livre formado pela Pro-Action Associates (USA), pela Outward Bound do Brasil e associado ao EEE – Experiential Educators Europe. Foi um dos responsáveis técnicos das operações do Teal® durante os seis primeiros anos do programa. Sócio Diretor da Aventuras Criativas desde sua fundação, é consultor e facilitador de treinamento experiencial desde 1992 tendo, neste período, realizado eventos de integração, formação e desenvolvimento de equipes e líderes para mais de 28.000 profissionais de empresas.

Helder Madeira

Advogado, empresário e professor de língua inglesa durante vários anos, passou a reorientar seus estudos e atividades para o ambiente natural em campos como espeleologia, montanhismo e gestão de áreas naturais. Passou a ministrar cursos de cartografia e orientação no Senac. Desde 2001 é instrutor junto à Outward Bound Brasil.

Humberto Medaglia

Iniciou suas atividades em ambientes naturais na espeleologia em 1989, conhecendo mais tarde o montanhismo e o canionismo. Possui formação Técnica em Meio Ambiente pelo Senac e cursou Biologia na Universidade Mackenzie. Membro da ABCânion, conquistou vários cânions pelo Brasil. Faz parte do CUME – Centro de Montanhismo e Excursionismo de São Carlos – onde viveu boa parte de sua vida. Trabalhou em projetos de pesquisa em copa de árvores (dossel) para a Unesp e observação de fauna , por meio de técnicas de escalada em árvores. Atua profissionalmente nas áreas de segurança em altura, corridas de aventura, educação experiencial e ministrando cursos pelo Brasil.

Isabela de Abreu

Publicitária formada pela ESPM com extensão em Marketing na Universidade da California Irvine, Isabela sempre teve paixão por atividades ao ar livre. Fez expedições patrocinadas, dentro do Brasil e América do Sul. Após atuar 10 anos na área de Marketing, decidiu investir mais tempo no que realmente gosta de fazer. Fundou uma ONG que promove a inclusão de pessoas com deficiência visual pelo contato com a natureza, começou a trabalhar com Educação Experencial ao Ar Livre na OBB e com produção de viagens personalizadas pelo Brasil.

Laís Rego-Monteiro

Goiana, graduada em Administração de Empresas pela FAAP. Participou da elaboração do primeiro Guia de Viajantes Independentes na Europa – O Viajante, realizando pesquisas pelos 5 países da Penísula Ibérica. Praticou por 2 anos Corridas de Aventura. É reconhecida como empreendedora social pela Ashoka Empreendedores Sociais e é uma das fundadoras da Associação Vaga Lume, ONG que promove o acesso ao livro e leitura em comunidades rurais da Amazônia. Desde 2006, trabalha como instrutora de atividades ao ar livre para a OBB e para a NOLS.

Luiz Borges

Formado em Gestão e Monitoramento Ambiental, especializado em Educação Ambiental e Design de Sustentabilidade pela SVMA. Ministrou aulas no SENAC no curso técnico de Meio Ambiente, palestrante em Parques da Secretaria do Verde e foi membro do conselho gestor de uma área de proteção ambiental “Bororre-Colonia”. Amante da natureza e das atividades ao ar livre sempre dedicou-se a multiplicar os princípios corretos em áreas naturais de modo empírico, orientando viajantes mochileiros. Antes da OBB atuava em uma ONG em Guarulhos, de sustentabilidade e Educação Ambiental, com Educação e Gestão Ambiental Escolar no Projeto Escola Legal.

Marcelo Valsechi

Formado em Medicina Veterinária, em 1997 mudou de carreira e começou a trabalhar com ecoturismo. Passou por diversos países como Costa Rica, Honduras, México, Zanzibar, Cabo Verde, Estados Unidos, Espanha e Egito onde atuou como guia e instrutor de mergulho. Hoje, trabalha com mergulho, treinamento empresarial, desenvolve trabalhos para escolas e grupos exclusivos. Atividades favoritas incluem o mergulho, caiaque, mountain bike, montanhismo e expedições em geral.

Marcella Bueno

Nasceu e passou boa parte de sua infância com sua família na Instituição Aldeia S.O.S de São Bernardo do Campo para crianças e jovens órfãos e carentes. A partir daí viveu e pode se conectar com a realidade dessas pessoas. Judoca por 7 anos, pode retornar ao local de sua infância e levar o esporte para aquelas pessoas. Aos 22 anos foi trabalhar com turismo de aventura, e aderiu a escalada como esporte. Sempre buscando algo mais, descobriu a OBB, e sendo aluna de um FEAL se encontrou, como ser humano e profissional, descobrindo aquilo que nasceu para fazer, unindo o ambiente natural, atividades de aventura e o desenvolvimento humano, sempre procurando extrair o melhor das pessoas.

Marcio Prado

Graduado em Turismo, trabalha com ecoturismo e treinamento empresarial desde 1999 em Campos do Jordão, sendo sócio fundador da empresa Altus Turismo Ecológico. Iniciou-se nos esportes ao ar livre com o mountain bike, que pratica desde 1990, além de praticar escalada em rocha, trekking, canionismo, excursionismo, cicloturismo e vôo livre (parapente). Foi vice-campeão paulista de mountain bike em 1996 e realizou diversas viagens de bicicleta como: SP-Buenos Aires, Patagônia Chilena, entre outras.

Mariana Candeia

Psicóloga, atua desde 1997 em questões sociais e grupais tendo se engajado em projetos comunitários e assistência às vítimas de violência no estado da Paraíba. Especialista em psicoterapia infantil e em dinâmica de grupos, trabalha com grupos infantis desenvolvendo projetos com foco no potencial criativo e auto-regulador, assim como na responsabilidade sócio-ambiental e consciência do todo. Escaladora desde 2001, Mariana já escalou por diversos locais do país, e participou de várias conquistas em alguns estados do Nordeste como CE, RN, PB e PE. Suas experiências no montanhismo e na escalada a fizeram despertar e dedicar-se ao estudo da conexão entre os campos da psicologia e ecologia.

Mariana Moura

Psicóloga formada pela Universidade São Marcos, apaixonada pela natureza e pelas relações humanas, sempre sonhou em um dia poder trabalhar unindo essas duas paixões. Atuou na área clínica e trabalhou na Natura com Treinamento e Desenvolvimento de pessoas, onde pôde atuar com um projeto social para jovens da comunidade de Cajamar. Fez trabalhos voluntários com pessoas com deficiência visual e, após realizar o FEAL em Janeiro de 2012, decidiu mudar seu caminho profissional ao ser convidada para ser Educadora Social do projeto Azimute.

Michel Gonçalves

Montanhista, Técnico em Gestão Ambiental e Turismólogo, com especialização em Ecoturismo, trabalhou na Secretaria de Turismo de Analândia onde desenvolveu diversos projetos sociais e ambientais com o Ministério do Turismo, além de gerir sua agência de Ecoturismo por 8 anos. Após fazer o FEAL se apaixonou por toda missão e filosofia da Outward Bound, fazendo se juntar imediatamente a esta barca, conciliando suas paixões de estar ao ar livre, conviver com comunidades tradicionais, fazer parte de diversos projetos sociais e educar através da simples experiência de vivenciar o que a natureza nos diz. Hoje, vive em São Bento do Sapucaí, onde aproveita seu tempo livre escalando as paredes do Complexo do Baú.

Milton Marques

É instrutor na OBB desde 2002 onde atuou como instrutor em diversos cursos para adultos e jovens. Em 2003 passou pelo processo de “assessment” onde se converteu em instrutor chefe em expedições. Estes cursos são dirigidos para escolas e grupos abertos e trabalham temas como: liderança, formação de educadores ao ar livre e desenvolvimento pessoal. Também trabalho como instrutor em diversos cursos dentro do programa de Ação Social que atende jovens (de 14 a 17 anos) em situação de risco social e fez parte do comitê de segurança de OBB até setembro de 2006. Na área de outdoor training da Outward Bound Brasil trabalha no planejamento e preparação de atividades relacionadas a programas de incentivo para empresas. Facilita programas para melhorar habilidades de liderança nas organizações como o autoconhecimento, comunicação em tempos de crises, resolução de conflitos, trabalho de Equipe e dinâmicas de grupo. É Facilitador nos processos (realizando “debriefing”) nas equipes atuante nas atividades práticas. Desenvolve e elabora estratégias na área de segurança visando à prevenção de acidentes nas diferentes atividades de treinamento.

Moaci Dantas

Nascido na cidade de Currais Novos-RN, formou-se em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desde jovem sempre teve contato com atividades ao ar livre, iniciando-se no escotismo e posteriormente com travessias pela região do nordeste. Em 2009 foi aluno do FEAL, onde entra em contato com a educação experiencial ao ar livre, no ano de 2012 e chamado para trabalhar como educador no Projeto Azimute da Outward Bound Brasil.

Murilo Bellesi

Diretor, fundador da Associação de Esportes de Aventura e Natureza da Amazônia, em 2001. Graduado em Gestão em Turismo e MBA em Gestão Empresarial em Turismo, com ênfase em Turismo de Natureza, pela Cândido Mendes (RJ). Instrutor da Outward Bound Brasil – OBB, desde 2004. Instrutor da Sharing Nature Foundation Brasil, desde 2005. Mestre de técnicas de mínimo impacto “Leave No Trace” pelo Leave No Trace institute EUA, instrutor de caiaque oceânico e Canoa Canadense, Caminhada e Pack&Raft pela National Outdoor Leadership School – NOLS (USA) desde 2008. Especialista em primeiros socorros em áreas remotas (WFR) pela Wilderness Medicine Institute – WMI. Possui curso de resgate em águas brancas (Swift Water Rescue) pela Rescue 3 International (CA, USA). Instrutor de Caiaque Oceânico da ACA desde 2011 (American Canoe Association).

Rafael Oliveira

Começou a trabalhar na área em 2002 em empresas de Turismo de Aventura de Campos do Jordão, onde pegou o gosto pelas atividades de caminhada e técnica vertical. O primeiro curso pela Outward Bound foi o Feal em 2010.

Rodrigo Bastos

Formado em Engenharia de Materiais pela POLI, trabalhou por 5 anos com desenvolvimento de produtos em uma indústria. Apaixonado pela vida ao ar livre desde garoto, inicialmente com o campismo e depois com o escotismo. Em 1994 começou a escalar e fazer travessias, mas só resolveu mudar de carreira ao fazer o FEAL em 2004. Possui especialização em Educação Democrática e hoje é coordenador de programas e instrutor da OBB.

Rodrigo Vasconcelos

Formado em Publicidade e Propaganda na UNIP e com especialização em Negócios na UNICAMP. Praticante de montanhismo desde 1985 e escalada em rocha desde 1994 com preferência de escaladas mais longas, passou a trabalhar como instrutor e guia em 2003. Escalou por diversos estados no Brasil e, na Argentina, em Los Arenales e Frey. Realiza trabalhos corporativos e atua na educação experiencial ao ar livre para crianças, jovens e adultos desde 2007.

Sandra Aguiar

Graduada em Medicina Veterinária, realizou trabalhos com animais silvestres e meio ambientes. Iniciou carreira profissional em 1998 no setor veterinário, atuando nas áreas de gestão e treinamento de equipes em multinacionais deste setor. Hoje trabalha utilizando a metodologia experiencial para facilitar grupos em atividades ao ar livre seja em treinamentos empresariais ou em expedições. Presta serviço para consultorias em treinamentos experienciais ao ar livre. Montanhista, conhece e freqüenta parques, APA e unidades de conservação. Possui formação técnica em escalada, canionismo e caminhadas de longo curso. Administra e executa cursos de capacitação e expedições de sua empresa pelo Brasil.

Silvia Guimarães

Formada em Pedagogia pela PUC-SP, trabalhou com Educação Infantil e deficientes mentais até 2002, quando as corridas de aventura ocuparam muito mais espaço da sua vida. Capitã da equipe Atenah, participa das grandes corridas no Brasil e internacionais, adquirindo muita experiência em expedições, liderança, relacionamentos, equipe, comunicação e atividades em áreas remotas. Fez cursos e treinamentos de técnicas verticais, canoagem oceânica e em águas brancas, orientação e primeiros socorros. Umas das pioneiras a organizar corridas de aventura para crianças e adolescentes no Brasil.

Sylvio Andrade

Formado em Filosofia pela USP, com mestrado em Filosofia da Educação – USP. Atuou em diversos projetos sociais e culturais. Também é mediador de leituras e professor de filosofia para jovens.


Thiago Carneiro

Nascido em Campos do Jordão, desde muito cedo pratica atividades ao ar livre como escotismo, acampamentos e expedições pela Serra Fina, Marins, Itatiaia e outras montanhas, tem uma grande paixão por fotografia de aves. Atualmente trabalha também como guia Ornitológico e com carpintaria.

Tomas Nacht

Desenhista industrial formado pela PUC/RJ, montanhista desde 1990 e formado pela NOLS Alasca em 2002 (National Outdoor Leadership School) com certificado de instrutor de “Leave No Trace”. Trabalha há vários anos com Treinamento Experiencial e Educação ao Ar Livre para grupos variados, desde executivos a adolescentes. Já participou de expedições no Alaska, Yukon, Andes, Patagonia, além de diversas áreas e Parques Nacionais do Brasil.

Vinícius Maltauro

Nascido nas Terras Altas da Mantiqueira, teve seu primeiro contato com o montanhismo ainda na infância e aos 12 anos de idade passou a fazer suas próprias expedições. Técnico em Turismo e Hotelaria e Gestor Ambiental por formação, desde 2004 atua como guia de montanha na região da Serra Fina e do Parque Nacional do Itatiaia onde é Condutor Autorizado na categoria “Escalada Avançada”. Construiu em 2012 um ginásio de escalada em Itanhandu-MG, onde, inspirando-se na metodologia utilizada na OBB, iniciou um trabalho de disseminação do “Mantiqueirismo”, sobretudo entre crianças e jovens.

Washington Migotto

Formado em turismo, tem sua vida intimamente ligada ao montanhismo e ao alpinismo desde 1989. Docente em Turismo e Ecoturismo atua como guia especializado em atrativos naturais no Brasil e Cone Sul. Desenvolve junto a jovens e adultos programas relacionados a educação ambiental e montanhismo. Atua como facilitador em treinamento experiencial para grupos coorporativos em ambiente outdoor. É instrutor da OBB e praticante das técnicas de facilitação da Sharing Nature no Brasil.

Fale com a gente

Nossa sede no Brasil

Receba nosso Mailing

©2017 Outward Bound Brasil. Todos os direitos reservados.

Pesquisar